Foi hoje de madrugada. Precisamente às 4:32h, cientistas do CERN enviaram o primeiro próton para "passear" nos 27 quilómetros do anel do grande colisor de hádrons (LHC). 48 tensos segundos foram necessários para gerar o primeiro pulso de prótons, que foi fazendo a volta no anel, parte por parte, passando pelos detectores CMS e ATLAS e deixando belos rastros. Em menos de uma hora a volta estava completa.
Foi o primeiro giro no sentido horário do LHC, o próximo passo agora é mandar prótons no sentido anti-horário, e eventualmente, numa data futura ocorrerá a colisão das duas partículas (Ah!!! É por isso que o mundo ainda não acabou! - Sim... isso mesmo! ;)).Se você tá boiando no assunto, dê uma lidinha no nosso post de segunda-feira sobre o LHC, e veja o popstástico RAP legendado para português por nós do ViDig e feito pelos próprios cientistas do CERN onde eles tentam explicar com termos físicos e impossíveis de entender leigos o que é o LHC.
Te manteremos informados do dia que haverá uma colisão de partículas. Então você terá mais uma oportunidade de usar aquela cantada: "E aí gatinha... Pô... já que o mundo vai acabar mesmo........" ;)
Via TimesOnline
4 comentários:
o rap é mto engraçado, principalmente os cientistas dançando lá.
e rafael, vc sabe qual o raio do 'tubo' que passa os protons?
Yeahhhhhhhhhh O LHC está em operação pronto para detonar mais protons. =)
Há também um outro link (para mais informações) sobre o LHC, que o ViDig informou a 1 ano atrás que é: http://vidig.blogspot.com/2007/10/lhc-o-maior-acelerador-de-partculas-do_107.html.
Nas fontes usadas como referências, está sendo informado que a altura do Atlas e CMS, era equivalente a um prédio de 5 andares. Já pode-se ter uma idéia do tamanho do raio do núcleo.
O Velho Continente, ainda está no mapa, não sumiu heheheheheheh.
abraços!!!
u mundo vai irar o half life
Legal, é um pequeno passo para um próton e um grande passo para humanidade(como se 27km fosse um pequeno passo)
E eu aposto 1 bilhão com quem quiser, que o mundo não acaba.
Postar um comentário