terça-feira, setembro 02, 2008

EMTEC entra na briga dos Netbooks com seu primeiro PC

O mundo dos Netbooks está sendo uma pequena revolução para empresas tecnológicas, os baixos custos de produção, e simplicidade da tecnologia estão encorajando empresas de todos os "naipes" a tentarem sua sorte neste mercado.

O Netbook que trazemos hoje é exatamente isso: O primeiro PC já feito pela EMTEC! Não sei se você já ouviu falar da EMTEC...

Talvez ajude um pouco se eu colocar aqui o antigo logo da BASF... Humm... não sei quanto à você... mas este símbolo da EMTEC me lembra (só um pouquinho) o da BASF! ;)Mas isso não é nenhuma coincidência não! Apesar de seguir existindo, a BASF, que inventou as fitas magnéticas e ganhou rios de dinheiro com Cassetes e VHS's, já não tinha o mesmo poder (neste ramo) que antigamente, e acabou separando a divisão "BASF Magnetics" do resto do grupo e em seguida a renomeou para EMTEC. Em 2006 a empresa foi comprada pelo grupo francês "Dexxon" e começou a abrir seu leque de produtos.Tivemos a oportunidade de conhecer de perto o mais novo deles, o Netbook "Gdium", primeira aventura da empresa no ramo de PC's. Quanto à sua configuração, uma tela de 10" com resolução de 1024 x 600, Mandriva G-Linux, 512MB de RAM, WIFI 802.11 b/g, 3 USB 2.0, SD/ SD HC/ MMC card reader, VGA out, Placa de Video Silicon Motion SM502, 16 MB RAM, Ethernet RJ45 - 10/100Mbs LAN, Webcam, 4 hours autonomy, Dimensões 250 x 182 x 32mm e 1,24kg com a bateria.
Até aí nada de mais... o que faz este Netbook diferente do resto são duas coisas (uma boa e outra ruim...) A ruim é seu processador, um STMicroelectronics - 900 Mhz 64bits Loongson™ 2F. Alguém aí já ouviu falar da STMicroelectronics??? Nem eu! Bom, de qualquer jeito é bom saber que além da VIA, tem mais alguém querendo comer um pedaço da torta da Intel e AMD.
A segunda, e boa, novidade é o que a empresa chamou de "G-Key".

Como o sistema não tem um HD, todo armazenamento é feito na "G-Key", um pendrive que vêm com uma versão "bootável" do Linux. Ou seja, você pode ter sua G-Key, seu irmão outra e seu pai outra. Como todas suas informações estão guardadas ali, você terá seu computador personalizado quando usar sua G-Key, sua irmã terá o dela, e etc.

O mais interessante é que você poderá levar sua G-Key contigo, espetá-la em qualquer computador (que dê boot via USB) e ter seu desktop e suas configurações rodando em qualquer micro! Boa idéia não?

O Gdium chegará às prateleiras primeiramente na França (casa da Dexxon) e em seguida por toda europa. O preço para a versão com uma G-Key de 8Gb será de 359€ e a de 16Gb sairá por 379€.

Veja o vídeozinho que fizemos com ele durante a IFA.


Página do Gdium

0 comentários:

Política de Privacidade