domingo, setembro 21, 2008

Primeiro terráqueo a sobreviver no espaço (sem proteção!)

Se você está pensando que deve ter sido um louco americano, bem... não foi bem assim. O terráqueo que sobreviveu no espaço não foi um ser humano, foi um Tardígrado.

Os tardígrados (ou Urso da água) são animais pequenos. Os maiores adultos medem 1,5 mm de comprimento. Os menores chegam a medir 0,05 mm. Alem disso, o filo tardigrada possui 4 pares de patas não articuladas, com 4 garras cada uma. Eles se alimentam da seiva de plantas, que são retiradas graças a estiletes perfuradores que ficam internamente, logo atras do orificio bucal. São muito resistentes, segundo ultimas experiências suportam (durante certo período de tempo) temperaturas tão baixas como -271ºC e tão altas como 100ºC, pressão 75 mil atmosferas, radiação 1000 vezes maiores que a que o homem pode suportar, além de serem capazes de ficar uma década sem água. Eles podem viver até 120 anos. Isso porque eles têm a habilidade de se encolher e permanecer praticamente mortos, sem exercer qualquer atividade e, quando quer, volta "à vida".

O que você faz com um "cidadão" destes? Manda pro espaço! E acontece que a radiação solar (que é 1000 vezes mais forte no espaço que na Terra) acabou sendo demais para os Tardígrados, que acabaram morrendo. Agora, aqueles que de certa maneira se protegeram dos raios solares, conseguiram sobreviver e inclusive se reproduzir normalmente.

Quem não queria um bichinho de estimação deste?
Via DVICE

4 comentários:

arthur disse...

nossa, nunca imaginei que esse bicho existia...
mas ele é um animal mesmo ou uma bacteria, ou semelhante?

Davi Oliveira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Davi Oliveira disse...

Nossa!
tambem nunca pensei que um animal(reino animalia) fosse assim...
Uma bacteria, pritozoario, ate que vai mas animal?

Impressionante... Boa Sperotto!

Anônimo disse...

Nossa, mil vezes melhor do que o animalzinho do post anterior!!!! hehehehe

Política de Privacidade