Muito está sendo falado sobre energia eólica. É uma usina no norte de Alemanha, outra nos mares do norte da Inglaterra, até mesmo uma sendo feita pelos hemanos Argentinos na Patagônia.
Agora, se vocês pararem para ver, os "cataventos" para produção de energia elétrica são, em geral, monstruosos e custam fortunas. Por isso não é algo que se vê em tudo que é jardim por aí. Em algumas fazendas (meu tio é um exemplo) existem pequenos cataventos, mas que não geram energia, senão são utilizados para bombeamento de água.
A empresa holandesa "Home-Energy" quer mudar este panorama. Eles estão lançando a "Energy-Ball", um pequeno catavento em forma esférica que gera pequenas quantidades de energia que dão um alívio na sua conta de luz, sem te custar uma fortuna.
Com ventos médios de 7m/s a bolinha produz cerca de 500 kWh por ano. O que não é muito, mas já seria o suficiente para manter uma geladeira moderna de baixo consumo. Além disso, o catavento pode ser equipado com baterias para os tempos "calmos" e inclusive ligada na rede para "vender" energia. O preço e condições para adquirir o produto não foram divulgados.
Via Home-Energy
0 comentários:
Postar um comentário