terça-feira, julho 18, 2006

Duas lentes, pra quê?

A primeira pergunta que as pessoas normalmente fazem quando vêem os ultimos modelos ultra compactos de câmera lançados pela Kodak é essa: Afinal, pra que duas lentes? Um exagero? Jogada de marketing?

Um dos ultimos lançamentos inovadores em câmeras digitais é o uso de duas lentes em uma câmera. A Kodak lançou a nova tecnologia para atender duas necessidades do fotógrafo amador que dá preferência a câmeras ultra compactas (de bolso).
Equipado com todas as funções que atraem o usuário dessa categoria de câmera (como visor LCD grande, recursos automáticos, design robusto, gravação de vídeo em alta qualidade) a tecnologia de duas lentes acrescenta mais dois items interessantes:
  • Recurso para fotos panorâmicas;
  • Zoom ótico de longo alcance;

A Kodak já tem 2 modelos diferentes lançados de câmeras com esse recurso (modelos v570 e v610). Principal diferença entre os dois é a capacidade do zoom ótico (5x e 10x respectivamente), resolução (5Mpx e 6.1Mpx) e tamanho do display de cristal líquido (2,5" e 2,8").

Para mais informações, consultem os links.

1 comentários:

Anônimo disse...

Fala Rafa, o interessante em usar duas lentes é usar no mesmo equipamento, lentes grandes angulares (abaixo dos habituais 35mm) e teles (acima dos 50mm). Dessa forma você pode ter uma máquina compacta (não sendo Slr com lentes intercambiáveis, que em geral são caras) atuando em uma gama maior de perspectivas! Quem nunca teve que se afastar pra poder enquadrar todos na foto.? Com lentes grande angulares embutidas você pode tirar fotos panorâmicas bem próximo ao objeto sem o encômodo de usar acessórios (por vezes grandes) que possam perder luminosidade (ou que atrapalhem o campo de atuação do flash). E ao mesmo tempo, se desejar ir até a sacada, poderá tirar fotos da paisagem com a segunda lente, teleobjetiva (de aproximação). Mas porque não usar uma lente apenas, que incorpore um conjunto que permita variar as várias perspectivas.? Preço e Luminosidade! Quanto maiores forem os conjuntos embutidos na lente, menor será a quantidade de luz passando por ela. Uma lente Teleobjetica poderosa atualmente no mercado, abrange de 35mm a 420mm (Panasonic DMC Z3, zoom de 12x Leica com taxa fixa de luz em 2.8). Grandes angulares atuam na faixa dos 20mm. Para uma máquina atuar de 20mm a 420mm necessitaria de uma lente 21X!! Tornando o conjunto mais caro e com perda de luminosidade (fundamental para a fotografia). Hoje vc encontra lentes teleobjetivas com alta eficiência luminosa rondando facilmente a casa dos R$3 mil.. A Kodak ao que parece foi a pioneira nessas câmeras, que permitem ter maiores possibilidades a baixo custo.. Espero que não sejam as únicas! Abraço

Política de Privacidade