quinta-feira, julho 20, 2006

Tecnologia de ponta japonesa em um item incomum: A patente!

A grande maioria das pessoas já ouviram algum relato engraçado ou pelo menos ouviram falar desse ícone da cultura tecnológica japonesa: As privadas eletrônicas.

Mas muitos não sabem realmente do que se trata.

Trago em primeira mão, a explanação desse aparato deveras interessante.

Na realidade, não se trata da coisa inteira (pelo menos não na maioria das vezes). Toda a tecnologia, na maior parte das vezes, se encontra apenas no assento da privada.

Com um preço que varia entre 200 e 2000 dólares, esses assentos eletrônicos costumam fornecer, mesmo em seus modelos mais básicos, as seguintes "facilidades":
- jato de água para lavar "lá", depois que você fez seu número 2.
- jato de água para lavar "lálá", depois que as mulheres fizeram seu número 1.
- descarga de intensidade baixa, para o número 1.
- descarga de intensidade alta, para levar o número 2.

Recursos avançados que as tampas mais caras tem, além dos já citados:
- abertura automática de assento.
- deodorizante.
- secador.
- regulagem de temperatura da água.
- regulagem de temperatura do assento.
- controle remoto com todas as funções, que normalmente é "colado" na parede ao lado da privada ao alcance do usuário.
- um tipo de pia que aproveita a água da descarga para a pessoa lavar a mão, economizando água.
- um auto falante que reproduz o som da descarga. Peculiaridade da cultura japonesa, algumas mulheres sentem vergonha em banheiros públicos de sons produzidos num banheiro (como um peido, o barulho da urina caindo na privada, ou o Mr. Brownie XD). Daí o som de descarga artificial para "disfarçar" os outros ruídos incomodos.
- acionador de ventilação para o banheiro.
- massagem (essa não vi).
- mp3 (recente, não cheguei a ver).
- partes auxiliares e elevação do assento para pessoas de idade ou deficientes.

Curiosamente, contrastando com esses modernos banheiros, também existem no Japão, vivendo em completa harmonia, algo que nós ocidentais poderíamos considerar como rústico: O tradicional banheiro japonês. Que é como se fosse o nosso banheiro, sem tampa, colado no chão, com um formato ovalado, onde você precisa se agaixar para fazer as necessidades.

Algumas curiosidades: A cantora Madonna declarou para em entrevista, após ter sido confrontada com a pergunta "Do que mais sente saudades no Japão" após um tour de shows por lá, o seguinte: "Os banheiros". Em recente aparição no programa do Jô, o cantor Leonardo contou um causo que aconteceu com o banheiro japonês (que é basicamente o que acontece com todos os desprevenidos), e depois admitiu ter comprado meia dúzia desses para trazer pro Brasil.

Link:
http://en.wikipedia.org/wiki/Japanese_toilet

1 comentários:

Anônimo disse...

morei na italia e esse tipo de privada no chao è bem comum em lugares publicos...q por sinal ainda nao me conformo como pode ser tao comum. as pessoas nao acertam o buraco, suja tudo ao redor, ao abaixar a calça suja a barra, e fazer o numero 2 ato bem dificl...nao aprovei

Política de Privacidade