quinta-feira, julho 20, 2006

Tens conexão de 1Mbit/s e acha que tá abafando?

Caros tecnólogos, se algum de vocês tem conexão de 1Mbit/s, que é uma velocidade de conexão rápida para os padrões brasileiros, e acham que estão abafando, não cantem vitória ainda.
O quê? Você não tem? Mas aquele seu amigo rico tem e você morre de inveja?

Pois saibam que para os chineses, isso é fichinha. Contrário do que muitos pensam, a cidade que oferece a maior velocidade de conexão para usuários comuns, ou seja, assinatura residencial, é Hong Kong.

Anunciado pela empresa HKBN (Hong Kong Broadband Network Limited) no início do ano passado (sim, a notícia já é velha!), o serviço de conexão de 1Gb para residências bateu todos os recordes conhecidos.

Até para países com tecnologias bem desenvolvidas como Japão e Estados Unidos, serviços de Internet residencial normalmente alcançam somente velocidades de 2, 8 e 20Mbits. Alguns casos especiais oferecem até 100Mbits.

Então qual é o lance de Hong Kong? Primeiro, como é de se esperar, a região onde o serviço é disponível é limitada. Funciona dentro de Hong Kong, e somente em determinada área. O segredo do serviço é uma extensa rede de ligações de fibra ótica que vão do provedor do serviço diretamente até as residências.

Na prática, os usuários do mesmo serviço usufruem de uma comunicação ultra rápida entre si... mas na Internet, as limitações ficam por conta dos servidores, claro.
Ou seja, de nada adianta o usuário de Hong Kong ter o link de 1Gigabit, se estiver puxando um arquivo de um usuário de linha discada.

Ainda assim, não deixa de ser uma velocidade impressionante, e uma tecnologia de ponta que nós pobres mortais provavelmente só veremos... quem sabe? Daqui algumas décadas?

Links:
Wiki
TVOver

0 comentários:

Política de Privacidade