quinta-feira, agosto 10, 2006

Futuro: 12.5 MILHÕES de gigabytes em 1 centímetro cúbico?

É algo ainda bem distante no futuro, mas um grupo formado pelo Dr. Jonathan Spanier da Universidade de Drexel e pesquisadores da Universidade da Pennsylvania estão fazendo um trabalho em cima de fios em escala nano (100 mil vezes mais fino que um fio de cabelo) de material ferro-elétrico que pode abrir as portas para um sistema de armazenagem permanente podendo ter uma capacidade surpreendente: Algo em torno de 12.8 Milhões de Gigabytes em um centímetro cúbico (não incluindo dispositivo de leitura e gravação).

A façanha é meio complicada, mas basicamente foi descoberto que é possível estabilizar a ferro-eletricidade usando esses nano fios junto com moléculas orgânicas e hidróxidos que compõe a água. Até então, não se pensava numa solução que combinasse o material e elementos como água para fazer a estabilização, e portanto não era possível o armazenamento de informação estável.

Se a pesquisa prosseguir, e resultar numa forma viável de armazenamento, é possível que em computadores não só HDs e outros drives de armazenamento se tornem obsoletos, como também outros componentes como a memória RAM.

Mas enfim, ainda existe muito chão pela frente. Alguns obstáculos significativos incluem: Desenvolver uma forma de "costurar" os nanofios num aglomerado denso, e desenvolver leitores e gravadores eficientes para esse tipo de armazenamento.

Link:
Technology News Daily

0 comentários:

Política de Privacidade