terça-feira, agosto 15, 2006

A pilha infinita!

Imagine você na seguinte situação: No meio das férias, visitando uma das paisagens mais lindas que já viu, saca a câmera pra tirar a foto com todo o pessoal e SURPRESA! A maldita bateria da câmera acabou! E você esqueceu o par extra no carregador em casa.
Maldito cenário que inevitavelmente acaba por acontecer com todos os fotografos amadores por aí.

Mas se depender de Jeffrey Cheung e sua equipe na Rockwell Scientific de Los Angeles, problemas assim podem jamais acontecer novamente. O novo cenário imaginado por eles é: Você percebe que a pilha acabou. Então você saca as baterias para fora da câmera, dá uma bela "chacoalhada" nela, coloca de volta na câmera, e pode continuar tirando as fotos tranquilamente.

Cheung descobriu por acidente, aplicações para um novo material que vem sendo pesquisado recentemente: O "ferro-fluido" (ferrofluid).

A idéia é montar um sistema dentro da pilha com um super-capacitor, e um sistema de imãs e coletores que possam carregar o capacitor. Essa mesma idéia expandida pode ser aplicada para criar usinas que geram eletricidade através das ondas. Atualmente já existe um tipo de usina assim em fase de testes, mas aplicando a tecnologia do ferro-fluido aumentaria a capacidade de geração.

Além dessas aplicações, existem várias outras idéias envolvendo o material.

Links:
Fusor
Future Feeder
Sciente Central - Instant Armor

Referência: Revista New Scientist, matéria "Everlasting Power", n. 2544, p.46, Março de 2006.

0 comentários:

Política de Privacidade