sábado, setembro 30, 2006

Chip a Laser!

A empresa Intel anunciou o desenvolvimento de uma nova tecnologia que pode representar a próxima geração de computadores. Essa nova tecnologia associa uma substância chamada fosfato de índio com o tradicional silício, e pode substituir boa parte da transmissão de dados dentro de um chip de impulsos elétricos para feixes laser.
É um sonho computacional realizado. Desde o início da adoção de luz para transmissão de dados (em fibras óticas) se especula a utilização da luz para comunicação em chips no computador.

A transmissão de dados usando laser tem diversas vantagens: velocidade, confiabilidade, pouca (ou nenhuma) dissipação de calor, perda de dados reduzida, não ter problemas com interferência eletromagnética entreoutros.

Mas os avanços vão muito além de aumento de velocidade e estrutura física. Pode representar uma revolução na forma como o computador trabalha, já que diversos "gargalos" computacionais, ou seja, pontos limitantes, são impostos hoje pelas limitações da comunicação em meio elétrico nos chips.

Segundo a empresa, a tecnologia ainda não deve atingir o mercado por pelo menos 10 anos, mas oficialmente deixou de ser um sonho para ser uma realidade em desenvolvimento.

Links:
New York Times
Folha Online

0 comentários:

Política de Privacidade