sábado, março 24, 2007

Mouse com reconhecimento de escrita


Um produto não exatamente para o mercado brasileiro, mas vamos lá, tem seu grau de interesse. Eu muitas vezes imaginei como seria digitar em Japonês ou Chinês... porque com as 26 letras básicas que temos já não é uma tarefa tão simples... agora imagina com as 40.000 do chinês?! É teclado pra mais de metro! :D
Na verdade pude presenciar uma ex-colega de residência universitária em Bradford na Inglaterra, nos meus tempos de MBA, digitando em Chinês. Ela me explicou o sistema, e é curiosamente simples. A coisa vai pelos fonemas das palavras... por exemplo, se você quer escrever "cadeira" em chinês: Vc digita "k" "d" e uma lista de palavras possiveis aparece: 1- cadeira; 2- cadeia; 3- cadeado, etc. Aih vc aperta o numero correspondente à palavra que quer escrever. Pode parecer difícil, mas ela sabia decor tudo que era palavra "pra escrever caderia = kd1".
Bom, mas é claro que pra muitas pessoas (especialmente os mais velhos) usar um computador é difícil por causa disso. E pensando nisso, a Hanwang desenvolveu um mouse que tem um painel de reconhecimento de escrita. Agora os vovôs podem mandar e-mails!

0 comentários:

Política de Privacidade