quinta-feira, maio 17, 2007

É um pássaro? É um avião? Não! São os dois!!!

Não é novidade pra ninguém que a NASA mantém um monte de pesquisadores malucos que vira e mexe saem com um projeto interessante. É claro que, muitas vezes, as tecnologias necessárias para realizar os projetos ainda nem existem, então eles ficam aguardando até que sejam "realizáveis".
Este é o caso do Avião-pássaro, um avião conceito que em vez de usar turbinas, ou hélices, voaria "batendo as asas". Na época que foi proposto, não passava de um sonho, uma "viagem total"! Acontece que, com os recentes avanços em materiais, energia solar, etc. A construção de tal avião pode vir a ser possível! A principal novidade que permitiria tal feito se chama IPMC (ionic polymeric-metal composite), um material com a característica única de se deformar quando submetido à um campo elétrico, se comportando com um espécie de músculo artificial. Combinado com leves e finas baterias e películas fotovoltáicas, teríamos fonte e estoque de energia na mesma estrutura.
Desta maneira poderíamos ter um avião que voasse como os grandes pássaros (o Condor ou a Águia, por exemplo). Planando por longas distâncias devido à uma aerodinâmica otimizada, e batendo as asas apenas para recuperar a altitude perdida. Só espero que as bebidas não estejam sendo servidas na hora que ele começar a bater asas... ;) (Ah! Esquece, quando voarmos em algo assim já nem vamos precisar mais comer...). Veja o filme preparado pelos malucos da EcoGeek:


Via EcoGeeks

1 comentários:

XSportSeeker disse...

EAOIHIOAEH
Belo achado partner!
Caraio, imagina voar num treco desse?
Regaça até o conceito Nausicaa (pra quem conhece)

Política de Privacidade