terça-feira, agosto 14, 2007

IBM vai construir o computador mais rápido do mundo (Dinovo!!!)

Segundo um artigo publicado no "The Boston Globe" documentos vazados do governo americano diriam que o "National Center for Supercomputing Applications" da Universidade de Illinois poderia dar a IBM um contrato de 200 milhões de dólares para construir o computador mais rápido do mundo. O projeto prevê um computador que seria o primeiro capaz de realizar mil trilhões de operações matemáticas por segundo (1 petaflop).
Além dos 200 milhões iniciais, outros 400 milhões são previstos para "manutenção" do computador durante seus 5 anos de vida. (Sim, 600 milhões para um computador que vai durar só 5 anos!!!).
Se você se pergunta o que se pode fazer com um computador destes, a idéia da universidade é de dar acesso ao World of Warcraft para os EUA inteiro atrair projetos científicos de grande porte, como por exemplo, simular os efeitos do aquecimento global em todo o planeta.
O mais engraçado é que se estivéssemos 30 anos atrás, estaríamos falando de um computador tão potente quanto o que eu estou usando pra escrever este post... então, não é pra menos que a vida útil do bagulho seja de 5 anos.

1 comentários:

Anônimo disse...

ja ate sei o que vou pedir de aniversario!=p

Política de Privacidade