quarta-feira, agosto 08, 2007

Lave suas roupas, da forma moderna!

Algumas tecnologias parecem simplesmente não mudar.
A lavadora de roupas é uma dessas.
Quer dizer, a ultima "inovação" na área foi embutir um monitor LCD na máquina para fazer as mesmas funções de sempre... o que não é lá muito inovador, já que é algo que dá pra fazer em qualquer utensílio doméstico... desde a geladeira, até o aspirador de pó.
Mas recentemente algumas idéias novas e bem interessantes tem saído, por empresas bem famosas também. Então estou fazendo este post para divulgar algumas delas.

Começando pela máquina de lavar que não usa detergente!

Dois anos atrás, químicos anunciaram ter descoberto uma forma de lavar roupas que dispensava o uso de detergente (ótimo para o meio ambiente).
O processo envolve a quebra das moléculas de água, onde as partículas resultantes supostamente faria o papel do detergente, que é atrair e separar a sujeira da roupa.
Quando o processo foi descoberto, os químicos ainda tinham um obstáculo que era conseguir fazer essa quebra numa máquina de lavar roupas normal. Hoje, 2 anos depois, a empresa Haier está anunciando a nova lavadora que usa essa tecnologia.
Links:
Engadget
Engadget

Um pouco diferente, temos a lavadora da LG, a SteamWasher.

A idéia nesta aqui é um pouco mais simples: Lavagem a vapor.
Ao invés de ensopar as roupas na água pra lavar, a lavagem é feita no vapor, a seco. Ideal para ternos e roupas que não podem ser amassadas.
O problema, como você deve imaginar, é o preço.
Link:
Engadget

Agora, para os paranóicos:
A Samsung lançou uma lavadora com o nome SilverCare.

Esta máquina tem um processo de lavagem normal, na água mesmo, mas com um adicional: usando partículas de prata a empresa promete que após uma lavagem, suas roupas ficam 99.9% livres de bactérias. Ótimo para os malucos por limpeza, contanto que tenham grana pra pagar o preço correspondente.
Link:
Engadget

Finalmente, uma que os mais céticos duvidam que funciona:

Uma máquina de lavar roupas que funciona SEM ÁGUA.
Dois alunos de design industrial da Universidade Nacional da Singapura desenvolveram uma máquina que usa ar comprimido, íons negativos e desodorantes para fazer a limpeza.
Essa vamos ter de esperar pra ver, mas seria um grande avanço para a economia de água e para dispensar os detergentes que são grandes poluentes hoje em dia.
Link:
Engadget

2 comentários:

Anônimo disse...

Maravilha rapá!! Vou demitir a Zuleide amanhã de manhã mesmo.

Anônimo disse...

Caro amigo Anonimo, lembramos que as máquinas só lavam... já a Zuleide deve ser "multi-uso"... pense bem! ;)

Política de Privacidade