sábado, setembro 08, 2007

Supercondutividade, o futuro dos automóveis?

O conceito é velho, foi descoberto que certos materiais quando permanecem sob um intenso resfriamento tendem a reduzir as perdas das correntes elétricas. Em 1911 um físico observou isso num experimento envolvendo o mercúrio, que quanto mais era resfriado mais a resistência elétrica diminuía.

Mas vamos deixar pra outro dia as aulas de história e ir direto ao assunto. Usando o Efeito Meissner, cientistas conseguiram conferir propriedades magnéticas a supercondutores, causando efeitos completamente impensáveis no passado.

O vídeo abaixo é experimento "National Science Counsil" de Taiwan mostrando o Efeito Meissner, os fenômenos de levitação e suspenção magnética, e suas prováveis futuras aplicações nos transportes.




Será que viveremos para vermos um carro flutuante?

1 comentários:

XSportSeeker disse...

Muito legal!
Eu já tinha ouvido falar, especialmente na aplicação para os trens Mag-Lev, mas nunca tinha visto uma demonstração de como funciona a tecnologia.
Sempre me perguntei como é que funcionava o magnetismo entre os trilhos e o trem, sem jogar o trem pra fora dos trilhos, ou o trem colar nos trilhos.

Acho que a aplicação para criar um carro voador ainda não é bem isso... mas dá pra fazer aqueles trens que correm suspenso entre anéis.

A não ser que sejam feitos asfaltos que incorporem os supercondutores. Ainda assim, isso limita as manobras e a altura até onde um carro pode "flutuar"...

Política de Privacidade