sexta-feira, setembro 21, 2007

Europa ataca domínio da Microsoft

A Microsoft acaba de sofrer uma derrota importante nos tribunais europeus. Seguindo a vontade da Comissao Européia, que havia em 2004 atacado a empresa pelo abuso de posição dominante no mercado de sistemas operacionais (Todas as versões do Windows juntas somam 90% da pizza).
Agora o mais bombástico: Os europeus querem que nosso amigo Bill tenha no máximo 50% do mercado!!! Nao sei o que isso pode significar em termos práticos, mas muitos expeculam em subsídios para desenvolvedores de software para sistemas operacionais livres (leia-se LINUX) ou inclusive uma medida drástica de dividir a Microsoft em duas.
De qualquer maneira a batalha está longe de um final, já que empresa ainda pode recorrer ao tribunal de última instância (o que é mais certo que o calor de Cuiabá). Assim que acontecer algo, agente conta pra vocês.

1 comentários:

XSportSeeker disse...

Eu não sei bem o que achar disso, ainda mais não tendo acompanhado o caso de perto.
Microsoft já deve ter levado um trilhão de processos por monopólio e outras coisas.
Alguns desses casos eu até concordo. Tipo no caso do MSN Messenger e no caso do Internet Explorer... a microsoft literalmente forçou esses dois softwares junto com o sistema operacional, o que é obviamente uma forma injusta de eliminar a concorrência.

Da mesma forma que a Sony fez com o Blu-ray.

Agora querer que a Microsoft só tenha 50% do mercado, sinceramente ,é burrice. É como... sei lá. Querer que a Samsung tenha só 5% do mercado de monitores LCD, pra partilhar igualmente com outras marcas.

Se eu morasse na Europa, queria ver alguém tentar forçar um computador com Linux pra cima de mim... eu jogava no lixo e cagava em cima. :P

Mas ainda sobre a derrota da Microsoft nas cortes, outra coisa que eu achei legal foi que alguns políticos americanos quizeram chiar (provavelmente lobby), no qual a corte européia literalmente respondeu pros políticos americanos ficarem quietinhos que isso não é da conta deles. heoaiheia bem feito mesmo.

Política de Privacidade