sábado, abril 19, 2008

Conheça o segredinho sujo das Impressoras Jato de Tinta

Uns 2 anos atrás, conversando com um colega do meu pai que era meio psicão por imprimir fotos, descobri uma coisa interessante. Ele disse que depois de ter um defeito na sua quarta impressora (da mesma marca e modelo), começou a suspeitar que a impressora era "programada" para dar defeito depois de ter impresso um número "X" de folhas. O que equivalia +/- a 8 trocas de cartucho de tinta.
Uma investigação mais aprofundada mostrou que na verdade o problema era outro. Aparentemente, para fazer uma limpeza dos cabeçotes de impressão, um pouco de tinta tem que ser jogada fora, e essa tinta é armazenada em um reservatório. Quando o reservatório enche, a impressora acusa um problema, e pede que você contacte o serviço técnico.
O que este colega do meu pai fez, foi simplesmente instalar um caninho no reservatório e levar essa tinta para um segundo e maior recipiente fora da impressora. A quarta impressora estava então no vigésimo cartucho e nada de defeito.
Coloquei um vídeo aqui (em inglês) onde o cara mostra exatamente o mesmo problema. Que provavelmente acontece com qualquer marca de impressora.


The Dirty Little Secret of Inkjet Printers - Celebrity bloopers here

2 comentários:

Anônimo disse...

da trabalho demais fazer isso,so funciona em impressoras a laser?
porque eu tenho uma impressora antiga estragada aqui, se funcionar nas outras vou tentar fazer nessa

Anônimo disse...

Malditos fabricantes de impressoras!

E não amigo, não funciona em impressoras a laser porque... bem, porque é pra impressoras a jato de tinta.

Política de Privacidade