quinta-feira, junho 26, 2008

Cientistas Israelenses conseguem guardar imagens em vapor


Imagens em vapor!? Isso mesmo caro leitor. Um grupo de cientistas de várias instituições Israelenses descobriu uma maneira de guardar por até 30 microsegundos imagens complexas em vapor de rubídio.

Pra ter uma idéia do que esta façanha significa, recordemos as boas e velhas (pra uns nem tão velhas... pra outros nem tão boas...) aulas de física da escola. Sabemos que os átomos de uma substância em estado sólido se movem muito menos do que os da mesma substância em estado líquido e quem dirá em estado gasoso! Imagina você escrever algo com tinta na superfície da piscina lá do clube... daqui a pouco vira tudo uma mistureba só! E agora imagina escrever no vaporzão da sauna! hehehehe!

Agora, você deve estar se perguntando: Tá... e aí... quer dizer que agora eu vou poder chegar na banca de jornal e dizer: "Ô seu João! Vê uma Folha de Sao Paulo aí... versão gás, por favor!"???Humm... na verdade não é bem por aí... os cientistas acreditam que ao conseguirem dominar esta técnica, estariam avancando em direção à desvendar os segredos de "processamento quântico de informaçoes e até comunicaçao quântica".

Se você quer ler mais sobre o feito, clique aqui (tradução automática do Google).

Via Engadget

0 comentários:

Política de Privacidade