terça-feira, agosto 05, 2008

Finalmente! O fim das placas de vídeo


Eu sempre achei esse negócio de "placa de vídeo" uma tremenda sacanagem! Também conhecidas como "GPU" (Graphics Processor Unit), elas não passam, como o nome diz, de um processador. Então a sacanagem é que hoje, por mais que você compre um precessador dos mais ninjas, um quad-core da vida, você ainda não vai conseguir rodar os últimos games e aplicações 3D se você não gastar mais dinheiro e comprar uma placa de vídeo.
Outra sacanagem, é que enquanto você não está jogando ou trabalhando imagens, aquela capacidade toda de processamento fica lá, ociosa, enquanto o seu processador principal sofre pra executar as tarefas solicitadas. Felizmente, parece que os dias de GeForce e Cia. estão contados!
Depois da aquisição da ATI pela AMD, uma das sinergias mais esperadas já foi anunciada, a AMD pretende lançar o processador "Fusion" (belo nome!) que integrará CPU e GPU em um mesmo chip. Nesta mesma onda, a Intel vem com o seu processador "Larrabee", que terá de 8 "cores" pra cima, e dispensará uma GPU separada.
Com o andar da carruagem, acho que em 2010 isso será uma realidade. A ATI está salva nas mãos da AMD, resta saber agora o que será da NVIDIA... espero que eles façam o caminho contrário, e integrem CPU's aos seus GPU's. Ou quem sabe uma parceria com a VIA?! Hein? Hein?! Capiche NVIDIA!?
Mais sobre AMD Fusion
Mais sobre Intel Larrabee

0 comentários:

Política de Privacidade