sábado, julho 25, 2009

Energia "sem fio" é real! E deve estar mais perto do que imaginamos!


Há pouco mais de um ano, mais precisamente no dia 1. de Abril de 2008, fiz uma brincadeira aqui no ViDig, falando que tinham descoberto uma maneira de transmitir energia "sem fio".
Bom, parece que a realidade realmente segue a ficção! Pois a coisa é real.
Marin Soljacic do MIT conseguiu desenvolver um método que permite transmitir energia entre duas bobinas por uma distância considerável (ainda não são os 200km que eu falava na minha brincadeira, mas chegaremos lá!). A tecnologia está sendo desenvolvida pela empresa "Witricity", e eles já visualizam um sistema funcionando, por exemplo para carregar seu celular, de dentro do seu bolso, simplesmente quando você entrar em uma determinada sala, já em coisa de 1 ano. Não é fantástico?!
Um mundo sem cabos! É um sonho! Agora é esperar que as ondas eletromagnéticas usadas para transmitir a energia não sejam nocivas ao ser humano!

2 comentários:

Anônimo disse...

Na verdade isso já foi inventado, há várias décadas atrás, por um cientista chamado Nikola Tesla, que foi perseguido e boicotado pelo governo e outras entidades com interesses diferentes. Até hoje o assunto é abafado ao máximo, da mesma forma que as petrolíferas boicotam o carro elétrico. Uma pena!
Não sei se é assim também no Brasil, mas nos EUA existem até leis que proíbem a geração de energia elétrica em casa, quando na verdade é perfeitamente possível que cada casa tenha seu próprio gerador independente.

Rafael Sperotto disse...

Grande Anônimo!
Cara, na verdade é um avanço do que o tesla "inventou" (eu diria descobriu). Agora a energia pode ser transmitida a distâncias muito maiores das que o nosso amigo Nikola tinha conseguido.
E quanto a gerar energia em casa, você gastaria mais petróleo do que as termoelétricas, e poluiria mais também. Os geradores à diesel são muiiito menos eficases que as turbinas de gas e vapor. Agora, você pode gerar usando um gerador eólico (vulgo catavento)... que não só é permitido nos Estados Unidos como é subsidiado pelo governo... Cara... nem tudo no mundo é teoria da conspiração... ;)

Política de Privacidade