quinta-feira, fevereiro 15, 2007

Fone de Ouvido ou Fone de Osso?

Não sei quanto de vocês já fizeram alguma vez na vida uma audiometria. Acho que a legislação brasileira prevê que você faça uma quando for contratado para um trabalho exposto a fortes ruídos. Como minha família tem um histórico de problemas auditivos, eu anualmente faço uma audiometria. E um dos testes é da sua "audição óssea", ou seja, o que você escuta pela vibração dos ossos do crânio. Sempre me perguntei porque não vemos "fones ósseos" à venda pros nossos MP3 Players, etc.
Mas agora aparentemente alguns produtos começam a surgir. Primeiro foi no ano passado, com o VIBONE da Pegasus Corp., que podia inclusive ser usado em baixo d'água... mas com um precinho salgado de 170 dólares.
Agora a Thanko, conhecida por fazer gambiarras tecnológicas como "Pantufas USB" e um "Hub USB em forma de barra de ouro", acaba de lançar um modelo de fone ósseo mais acessível: O Vonia, que custa algo em torno de 80 dólares.
A vantagem de usar fones ósseos é que eles são menos agressivos ao seu sistema auditivo, e a probabilidade de você ir perdendo sua audição por escutar muita música com fones é menor. Além disso, essa tecnologia permite que algumas pessoas que têm problemas auditivos escutem. Por fim, uma vantagem um pouco engraçada, você pode colocar um tampão de ouvido enquanto escuta música, diminuindo o barulho externo e se concentrando na sua música.

2 comentários:

Anônimo disse...

isso ja existe a muito tempo, se chama transmissao ossea...

XSportSeeker disse...

A idéia é antiga, é verdade. Mas produtos funcionais mesmo, estão saindo só agora...
Tem uma matéria de alguns meses atrás aqui no Vidig do lançamento do primeiro fone que usa a ressonância óssea... um protótipo apresentado numa dessas feiras de tecnologia na China.

Eu queria testar um pra saber da qualidade e volume do som, pq eu faria a troca... tô ficando surdinho já... :P

Política de Privacidade