A Intel está testando um novo processador que conta com 80 núcleos de processamento (Cores). Construídos em um chip que tem aproximadamente o tamanho de uma unha, os núcleos de processamento conseguem somados ultrapassar a barreira de 1 teraflop (1 trilhão de operações flutuantes, ou cálculos, por segundo). Tudo isso consumindo apenas 62 watts de energia. Para efeito de comparação, um Pentium 4 (dependendo do modelo) pode consumir 95W ou até mais.
Uma outra comparação interessante é com um supercomputador desenvolvido em 1996 pela própria Intel no U.S. Sandia National Laboratories. Ele conta com 10.000 Pentium's Pro, ocupa 160 metros quadrados e consome mais de 500 kW de energia!
A Intel diz que o produto final deve contar com mais de 100 milhões de transistores deve chegar ao mercado em algo entre 3 e 8 anos.
Algumas das aplicações que este poder de processamento permitiria seriam reconhecimento simultâneo de voz, buscas multimídias (você quer procurar todas as fotos que sua mãe apareça no seu HD. Você escolhe uma foto dela e manda procurar fotos daquela pessoa).
Sempre que leio essas coisas me vem na cabeça que os cientistas de 10, 15 anos atrás contavam com supercomputadores que eram talvez tão potentes quanto o notebook que estou usando pra escrever esta matéria... É fantástico! (Plin, plin!).
Fonte: Xinhua News
0 comentários:
Postar um comentário