Pensando em comprar uma televisão nova? Não sabe se compra uma de plasma ou uma LCD, certo? Pois o ViDig resolveu te dar uma mãozinha e te deixar fera no assunto. Vamos começar com uma breve descrição de cada técnologia:
Plasma: São uma matrix de milhares de pequenas células preenchidas com gás xenon (ou neon), e revestidas de fósforo das 3 cores básicas (azul, vermelho, amarelo). Quando recebe energia, cada uma dessas células (pixel) acende, formando a imagem (uma TV de 40 polegadas tem mais de 1 milhão dessas células).
LCD: Contém um líquido polarizante que permite ou não a passagem de luz. Ao contrário das TV's de plasma, as de LCD precisam de uma fonte de luz. Então cada pixel "penera" e só deixa passar as cores que quer mostrar.
Confira qual é o melhor padrão em cada aspecto:
CONTRASTE: É a diferença de intensidade entre a ausência total de luz (preto) e o máximo (branco). Neste quesito, ponto pro plasma. Apesar de que as taxas de contraste máximas do plasma 3 anos atrás eram de 3000:1. E hoje já existem LCD's com 6000:1 ou mais. Ou seja, LCD está alcançando.
BRILHO: Nesse a plasma ainda leva vantagem. Mas hoje já existem LCD's com mais de 1000cd/cm2.
CORES: Praticamente não existe diferença, empate.
ANGULO DE VISÃO: Há 2 anos atrás, a vantagem do plasma era grande. Hoje praticamente não existe problema para ver uma TV LCD dos lados e de cima, mas se você estiver abaixo da tela (deitado no chão pra ver aquele filme) pode ser que a imagem fique meio apagada. Ponto pro plasma.
USO COMO MONITOR: Vantagem clara pro LCD, principamente pela dificuldade que a plasma tem pra ligar com imagens estáticas.
IMAGENS RÁPIDAS: Há 2 anos a vantagem era do plasma, as de LCD's deixavam um rastro ou uma espécie de fantasma na tela, hoje não acontece mais. Empate.
LONGEVIDADE: Depende do fabricante, mas as 2 podem durar até 100000 horas. Empate.
IMAGENS ESTÁTICAS: Vantagem clara do LCD. Imagens estáticas podem deixar a tela de plasma marcada. Aquele símbolo do canal de TV o tempo todo no canto pode ficar aparecendo como um "fantasma" quando você mudar de canal. O dano é irreparável. Por isso algumas TV's de plasma tem protetores de tela que entram se a imagem ficar parada muito tempo. Mas mesmo assim ainda pode acontecer.
TAMANHO: Fabricar telas de LCD muito grandes é um problema, já as de plasma, como basta "adicionar novas células" podem ter virtualmente qualquer tamanho.
CONSUMO DE ENERGIA: LCD é bem mais econômico. Uma tela LCD de 40" consome algo em torno de 150-200W. Enquanto plasma consome entre 300-400W.
RESOLUÇÃO: Para o mesmo tamanho de TV, a de LCD terá geralmente uma melhor resolução.
PREÇO: Via de regra: Até 32 polegadas LCD é mais barato, entre 32 e 42", empate. Acima disso, plasma.
Bom, como vocês podem ver, a televisão que você vai escolher depende muito do uso que você vai dar pra ela. Eu sou um feliz proprietário de uma TV de LCD de 32"... (€499 na Alemanha) que muitas vezes se transforma no monitor do meu notebook. Espero que este guia os ajude na decisão!
Só pra terminar, a intenção aqui é dar uma boa noção das diferenças, para uma análise mais detalhada, sugiro o seguinte artigo.
4 comentários:
Seu burguês!
Rafa eres un crack!!!
VIVA ESPAÑA
Nacho
Não sei aonde vc viu que as lcd não sofrem com imagens rápidas, e só se for daltônico pra não perceber diferenças nas cores entre plasma e lcd... e só pra seu conhecimentos as novas plasmas estão lidando muito bem com efeito burn-in, ja o contraste as lcd´s flam em contraste "dinâmico de 10.000/1" isso é bobagem, é a mesma coisa que interpolar pixels em uma maquina digital... é só jogada de marqueting pra empurar lcd pros desinformados... o contraste real das novas plasmas chega a 50.000/1 isso eu to falando de real, pois dinâmico chega a 1.000.000/1...
O lcd em celulares e portateis em geral é sim muito bom.. mas pra TV.. o painel de plasma ainda é muito melhor...
Não sou daltônico, tenho TV's de Plasma, LCD e CRT.
Minha TV LCD é do ano passado, e não deixa rastros na tela. Agora, se você comprar qualquer porcaria, aí não venha choramingar
Em termo de "cores" é tudo igual. Que tipo de diferença você vê?
Plasma lidando bem com "Burn-in"? É... deve ser por isso que o mercado está cheio de monitores de plasma, né?!!??! Realmente pra uma TV, com uso normal a coisa até tá legal... agora, vai num Aeroporto que tem os painéis de plasma... é piada!
Quanto a contraste, Plasma sempre ganhou... aliás, CRT sempre ganhou! Se quer contraste compra um caixote!
Enfim, não importa... o OLED vem aí!
Ps: Rafael, acho que ela é vendedora de TV de Plasma! ;)
Postar um comentário