segunda-feira, fevereiro 12, 2007

TV à cabo? Sky? O que vem por aí?

Não faz muito tempo que os telhados das nossas casas ostentavam as feias e desengonçadas antenas de TV. Minha alegria de criança era quando caia a antena do vizinho, que acaba se transformando em espadas e zarabatanas pra alegria da criançada! Hoje isso é realmente história. No Brasil as velhas antenas foram substituidas por parabólicas, tv à cabo e as anteninhas da Sky. Mas o que vem depois?

Vou falar de algumas tecnologias que já estao em uso aqui na europa, e bem implantadas. A primeira delas é a TV por ADSL. Isso mesmo... pela sua conexao internet. Na França, por €30 (80 reais) você pode ter em casa:
1 - Internet banda larga de até 28 Mbps
2 - Telefone grátis pra fixos em toda europa (e outros países como EUA, Canada, China, etc...)
3 - Mais de 200 canais de televisao com qualidade digital.
Tudo isso pela sua linha de telefone. Se você mora na França veja este site.

Outra forma de transmitir TV por aqui é a DVB-T (Digital Video Broadcasting - Terrestrial). Esse sistema permite que você, com uma anteninha do tamanho de uma caneta, possa receber gratuitamente canais em qualidade digital. Aqui em Berlim sao mais de 30 canais, alguns inclusive já em formato wide-screen. A qualidade é comparável a de um DVD, mas nada impede que seja até padrao HD (1080p). Você pode comprar um sitonizador + antena usb pro seu computador (entre 25 e 100 euros) ou pra sua TV normal (entre 40 e 200 euros).
Começam a aparecer agora também os celulares equipados com DVB-H (Digital Video Broadcasting - Handheld). Que nada mais sao que celulares (com telas avantajadas) capazes de sintonizar canais de televisao. Nada mal pra levar ao estádio e ver o replay do gol que vc perdeu olhando pra moça da fileira de trás.

1 comentários:

Anônimo disse...

Esse negócio DVD-T é muito bom, você pode comprar um stick USB com uma antena minúscula e assistir TV no seu laptop enquanto viaja (diz a lenda que até 90km/h).

Na Alemanha os canais são free, já na Itália você tem que pagar pro Berlusconi. Mas além do avanço tecnológico, temos que destacar também que uma grande vantagem de todas tvs européias é que elas não pegam nem Hebe, nem Faustão e nem Gugu. Hooray!

Política de Privacidade