Sim, você leu bem! Vida Artificial. Craig Venter, um controvertido pesquisador que foi um dos envolvidos no projeto Genoma, afirma estar prestes a criar vida artificial.
O que ele e uma equipe de 20 renomados cientistas fizeram foi o seguinte: Em um primeiro passo, duas bactérias diferentes foram usadas. O DNA da bactéria 1 foi "transplantado" na bactéria 2, e o resultado foi que ele "tomou controle" da bactéria 2 que se desenvolveu se tornando uma bactéria 1.
Em um segundo passo, os cientistas "escreveram" um novo código genético artificial, e estão "com 100% de certeza" de que este DNA artificial deve agir da mesma maneira que no caso anterior, tomando controle do organismo. Os resultados devem ser divulgados ainda esta semana.
Agora, paremos para pensar na importância de tais fatos. Estamos passado da habilidade de ler o código genético ao escreve-los! Isso no início pode significar algumas bactérias mais resistentes ao frio, ou à pressão... depois bactérias que sejam capazes de absorver CO2 ou produzir gás metano... uma forma de energia jamais pensada! Num próximo passo poderiamos ter frutas, e plantas totalmente diferentes, gostos e cores jamais vistas... animais criados artificialmente, especiamente desenhados para suas tarefas... seria o fim de quaisquer doenças genéticas, poderíamos viver mais, ter 2 corações, etc. etc. As possibilidades são infinitas!
É claro que assim que algo de concreto aparecer, vamos dar início ao debate de até que ponto seria ético ou não usar a tecnologia. O que pode garantir a salvação da nossa espécie, combatendo doenças, pode garantir nossa extinção com armas biológicas.
O que nos aguarda em 50 anos?
Notícia original: The Guardian
0 comentários:
Postar um comentário