Vista aérea do LHC, entre Suíça e França (clique na imagem para ampliar)
Com inauguração prevista para final de 2007, o acelerador de partículas Large Hadron Collider (LHC) ou Grande Colisor de Hádrons, para a Física no século 21 é simplesmente a maior máquina do mundo. Os cientistas querem usar o LHC, para recriar condições semelhantes de temperatura e densidade extremas similares àquelas que existiram milésimos de segundo após o big bang, a explosão primordial que deu a origem do universo (matéria, energia, tempo e espaço) e a origem da vida.
O LHC é um equipamento no formato de um anel de 27 quilômetros de circunferência, enterrado a 150 metros de profundidade, entre Suíça e França. Ao longo dos 27 quilômetros, irão circular em sentidos opostos feixes de átomos de chumbo, que irão se chocar frente a frente. O resultado é uma explosão que estilhaça os átomos de chumbo, liberando um zoológico de partículas subatômicas.
Neste projeto estão envolvidos mais de 500 instituições entre universidades, laboratórios e centros de pesquisa de 50 países, e um total de cinco mil cientistas e engenheiros. A organização, projeto e construção do LHC estão todos a cargo do Conselho Europeu para a Pesquisa Nuclear (CERN), em Genebra.
Assistam o vídeo sobre o LHC no Youtube.
Maiores Informações:
1. Maior máquina do planeta vai recriar condições semelhantes após Big Bang;
2. Cientistas finalizam 1ª fase de construção do LHC
3. Cern: uma odisséia científica para descobrir a origem do universo;
4. LHC - O Grande Colisor de Hádrons.
1 comentários:
Na verdade , se der errado e o maior erro em que isso pode redundar é o mais trágico possível , o surgimento de um buraco negro , sumiremos todos meu amigo .Não haverá prá quem mandar ou quem possa receber lembranças...
Postar um comentário